Eu, particularmente, acho essas versões até mais legais do que as ‘originais’.
Faixas 2 e 4 - Ao vivo no ‘Beat Club’ - TV Alemã, 25/05/1970.
Gravadas ao vivo no estúdio, no agora lendário estúdio da Radio Bremen em 25 de maio de 1970, essa sessão foi ao ar no Episódio #55 do Beat Club em 30 de maio. É um dos, se não o primeiro registro em vídeo da banda tocando ao vivo. Essa versão da "Black Sabbath" começa com a mesma intro de chuva e sinos de igreja que abre o primeiro álbum. É uma versão mais lenta, ‘primitiva’ e de progressão laboriosa, e também é bem crua e agressiva. A moral é ver qual é a dessa gurizada no começo da carreira deles!
Em seguida eles trazem uma animada versão da música "Blue Suede Shoes", de Carl Perkins, com uma intensidade em completo contraste com a música anterior. Essa é a única versão gravada do Sabbath tocando esse som. A banda não tinha a intensão de que essa "passagem" fosse gravada/ao ar, mas os produtores acharam que valeria a pena.
Faixas 1 e 3 - Ao vivo no ‘Beat Club’ - TV Alemã, 26/09/1970.
Essas faixas foram retiradas do áudio da segunda aparição deles no programa Beat Club, no Episódio #59. Isso foi logo após o lançamento do álbum Paranoid. O Sabbath tocou nesse programa com equipamento alugado, fazendo com que muitos pensassem que a banda realmente usasse amplificadores Orange. É justamente esse um dos motivos pelos quais o timbre da banda tá meio diferente. Algumas pessoas não gostam desse EP por causa disso, já no meu caso, é o contrário!
Note¹: Na "Iron Man" o Ozzy erra totalmente os dois primeiros versos e acaba invertendo e re-usando algumas linhas anteriores da música.
Note²: Na versão original também se encontra disponível o material visual da banda tocando as respectivas músicas.
Black Mass
Black Mass - 1999
01. Paranoid
02. Black Sabbath
03. Iron Man
04. Blue Suede Shoes (Carl Perkins cover)
01. Paranoid
02. Black Sabbath
03. Iron Man
04. Blue Suede Shoes (Carl Perkins cover)
[Download]