28 de out. de 2008

Black Sabbath - Black Mass [EP]

Esse é um EP do Black Sabbath que foi lançado em 1999. Ele traz gravações sensacionais, retiradas de um programa da televisão alemã em 1970. Vale muito a pena conferir!
Eu, particularmente, acho essas versões até mais legais do que as originais.
Black Sabbath

Faixas 2 e 4 - Ao vivo no ‘Beat Club’ - TV Alemã, 25/05/1970.


Gravadas ao vivo no estúdio, no agora lendário estúdio da Radio Bremen em 25 de maio de 1970, essa sessão foi ao ar no Episódio #55 do Beat Club em 30 de maio. É um dos, se não o primeiro registro em vídeo da banda tocando ao vivo. Essa versão da "Black Sabbath" começa com a mesma intro de chuva e sinos de igreja que abre o primeiro álbum. É uma versão mais lenta, primitiva e de progressão laboriosa, e também é bem crua e agressiva. A moral é ver qual é a dessa gurizada no começo da carreira deles!
Em seguida eles trazem uma animada versão da música "Blue Suede Shoes", de Carl Perkins, com uma intensidade em completo contraste com a música anterior. Essa é a única versão gravada do Sabbath tocando esse som. A banda não tinha a intensão de que essa "passagem" fosse gravada/ao ar, mas os produtores acharam que valeria a pena.

Faixas 1 e 3 - Ao vivo no ‘Beat Club’ - TV Alemã, 26/09/1970.

Essas faixas foram retiradas do áudio da segunda aparição deles no programa Beat Club, no Episódio #59. Isso foi logo após o lançamento do álbum Paranoid. O Sabbath tocou nesse programa com equipamento alugado, fazendo com que muitos pensassem que a banda realmente usasse amplificadores Orange. É justamente esse um dos motivos pelos quais o timbre da banda tá meio diferente. Algumas pessoas não gostam desse EP por causa disso, já no meu caso, é o contrário!

Note¹: Na "Iron Man" o Ozzy erra totalmente os dois primeiros versos e acaba invertendo e re-usando algumas linhas anteriores da música.
Note²: Na versão original também se encontra disponível o material visual da banda tocando as respectivas músicas.

Black Mass

Black Mass - 1999

01. Paranoid
02. Black Sabbath
03. Iron Man
04. Blue Suede Shoes (Carl Perkins cover)

Um comentário:

Magnum Borini disse...

olá pessoal! tenho uma banda de hard nacional que toca estilo anos 70!

da uma olhada nos meus projetos de filas de show! e no meu blog! vc v~çao gostar!

adorei o de vcs! abração e ate+!@